terça-feira, 29 de março de 2011

2º HTPC da E. M. Diogo Martins

Em nossa U. E., realizamos o 2º Encontro com os professores, para tirar dúvidas, troca de experiências, apresentar novas práticas e informações.
A Equipe Pedagógica (Eu, Cris e Celina) apresentou vídeos, falou sobre os descritores, sobre o PPP, os projetos da escola, os indicadores da E. I., a Provinha Brasil e foi sugerido por todos uma festa da Páscoa diferente.
Foi muito bacana.




sábado, 26 de março de 2011

Profissão: articulador escolar



O coordenador pedagógico se consolida cada vez mais como formador, orientador de um trabalho coletivo e elo entre as pessoas, o projeto escolar e os conteúdos programáticos
Reger a escola do século 21 não é uma tarefa para qualquer maestro. Numa época em que se rediscutem espaço, tempo, modo, sujeito e conteúdo da aprendizagem, a figura do coordenador pedagógico se destaca como articuladora e representante dessa nova forma de pensar a educação. O coordenador é hoje - ou poderia ser -  o elo a unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático e as pessoas envolvidas no projeto - professores, gestores, pais e alunos. E, para ele, é impossível harmonizar esses três polos sem responder a grandes questões da educação atual: de quem é a responsabilidade pelo aprendizado dos alunos? Como trabalhar o conteúdo de um currículo fixo de maneira diferente em cada turma? Como quebrar a barreira das disciplinas? Como apoiar o professor e contribuir com a sua formação?


Leia Mais... http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13089

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fala Popular

Achei interessante para ser trabalhado com os alunos.

No dia a dia, é comum observarmos que muitas pessoas se confundem ao empregar certos termos da língua. Veja a seguir uma lista desses termos e atente para a forma padrão, buscando utilizá-la.

MortadelaVocê não come mortandela. O que você come é mortadela.
MendigoAquele sujeito deitado na rua não é um mendingo, mas sim um mendigo.
IogurteNinguém toma iorgute. Todos tomam iogurte.
BasculanteA janela do seu banheiro não é uma vasculhante, mas sim uma basculante.
CadarçoSeu sapato não possui cardaço, mas sim cadarço.
Muitas PessoasNunca diga "haviam muitas pessoas no local". Neste caso, o verbo haver não tem um sujeito com quem concordar, pois ele tem o sentido de existir. Logo, o correto é "havia muitas pessoas no local".



CansadoVocê não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada. Deixe a meia para colocar no pé.
SuandoVocê não chega do futebol soando, a não ser que seja um sino. O correto é suando.
Nível do MarNão use a expressão "a nível de", que é um modismo criado nos últimos anos. Use "em nível de". Por exemplo: "O problema será resolvido em nível de diretoria". A exceção ocorre quando nos referimos a um nivelamento. Por exemplo: "Esta cidade não fica ao nível do mar".
AmigoElimine as palavras seje e esteje do seu vocabulário, pois elas não existem. Nunca escreva para um amigo dizendo "seje feliz" ou "espero que esteje bem".
ProblemaNinguém tem poblema ou pobrema. As pessoas têm problemas.
ComprasMinha mãe pediu para eu fazer, para eu comprar e não para mim fazer ou para mim comprar.
PessoasNão havia "menas pessoas" na aula ontem. Havia "menos pessoas".
traveseiroVocê não apoia a cabeça em um trabisseiro, mas sim em um travesseiro.
Queijo FatiadoNão peça trezentas gramas de queijo. É o grama e não a grama.
Menor de IdadeEle não é di menor, nem di maior. É simplesmente maior ou menor de idade.
AsteriscoNinguém desenha um asterístico. O correto é asterisco.
Headset de telemarketingÉ bastante comum, principalmente no telemarketing, o uso excessivo do gerúndio. Não diga "vou estar mandando", "vou estar verificando" e sim "vou mandar", "vou verificar". Por exemplo, se você disser: "esta semana estarei lhe enviando um e-mail", pode parecer que passará a semana toda enviando um e-mail para a pessoa. Portanto, prefira dizer "esta semana irei lhe enviar um e-mail".
Evento beneficenteNão existe evento beneficiente. Existe evento beneficente.
CuspirVocê não vai gospir. Vai cuspir.
Espinha do PeixeO peixe não tem espinho, mas sim espinha (dorsal).
Obrigada!Se você é homem, diga obrigado. Se for mulher, diga obrigada.
2 anos.Não diga "fazem dois anos". O verbo fazer, quando designa tempo, é impessoal. O correto é "faz dois anos".


É importante ter conhecimento destes pequenos detalhes que fazem uma grande diferença em nossa língua. Bjus e fiquem com Deus.

Estatuto da Criança e do Adolescente



O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi instituído pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Trata-se de um conjunto de normas que tem como objetivo proteger a integridade da criança e do adolescente no Brasil.

Este Estatuto resgata juridicamente a atenção universalizada a todas as crianças e adolescentes, respeitando normativas internacionais, como por exemplo a Declaração dos Direitos da Criança da ONU (Resolução 1.386 - 20 de novembro de 1959).

Crianças x adolescentes

Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Excepcionalmente, nos casos expressos em lei, aplica-se este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Cidadãos

Com a introdução do ECA em 1990, crianças e adolescentes passaram a ser considerados cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos. Assim, os governos municipais foram desafiados a implementar políticas públicas dirigidas a esse segmento. Essa foi uma mudança significativa em relação à legislação anterior, instituída em 1979, chamada Código de Menores.

Infrações

O ECA é um instrumento de desenvolvimento social que garante proteção especial àquele segmento considerado pessoal e socialmente mais sensível. Assim, os casos de infração que não impliquem grave ameaça podem ser beneficiados pela remissão (perdão) como forma de exclusão ou suspensão do processo.

A apreensão se restringe a apenas a dois casos:


  • flagrante delito de infração penal
  • ordem expressa e fundamentada do juiz

O internamento é aplicado apenas a adolescentes que cometem graves infrações, sendo obedecidos os princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à sua condição de pessoa em desenvolvimento.



Crimes contra crianças e adolescentes

O Estatuto pune o abuso do poder familiar, das autoridades e dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Além disso, existem políticas públicas como:
Serviços de proteção e defesa das crianças e adolescentes vitimizados
Políticas de assistência
Proteção jurídico-social

Leia mais em: http://www.pedagogia.com.br/estatuto.php

quarta-feira, 16 de março de 2011

FAÇA PARTE



Selo Escola Solidária
Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.

Um momento para ficar na memória. O lançamento do Selo Escola Solidária 2011 foi marcado por reflexões, novas experiências e desejo da comunidade escolar de renovar. O evento aconteceu no Itaú Cultural, em São Paulo, nesta terça-feira (15/3) para celebrar a nova edição do Selo Escola Solidária.
À tarde, a pedagoga e doutoranda em “Educação: Currículo” Silmara Rascalha Casadei abriu a comemoração com uma palestra sobre o panorama da educação e como a mudança de atitude de diretores, professores, funcionários e alunos colabora para a quebra de paradigmas. Ela propôs uma formação para a solidariedade e relembrou experiências vividas por ela como diretora de escola que foram capazes de fazer a diferença na vida de seus alunos.
Leia mais em: http://www.facaparte.org.br/link/faca-parte-lanca-selo-escola-solidaria-2011/

Nossa escola, Diogo Martins, efetuou sua inscrição hoje.

domingo, 13 de março de 2011

Querido Dicionário!


Culto à palavra
Hábito à primeira vista estranho, a leitura de dicionários pode traduzir-se no ato de retirar o pó acumulado sobre vocábulos, revelando os segredos que estes trazem ocultos

Gabriel Perissé*

Eu era adolescente e, certa vez, no colégio, vi um de meus professores com um dicionário nas mãos. Perguntei-lhe que palavra queria encontrar. E ele respondeu que não estava em busca de nada em especial. Não estava folheando para localizar um verbete em concreto, mas lendo o dicionário como se fosse um livro "normal".

Esta imagem (mais de 30 anos se passaram) volta à minha mente com certa frequência. Os dicionários são livros "normais". Mais do que consultados em casos de necessidade ou urgência, podem ser degustados a qualquer momento, como se nos contassem uma história. A história das palavras, dos conceitos, das acepções, dos usos...

Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13064



Pois é... pena que não deu para ler o texto na íntegra, pois o restante era só para assinante. Mesmo assim me interessou o pequeno trecho... sou apaixonada por dicionário. Tenho um atualizado que não sai do meu lado, apesar de ser professora não sou perfeita... também tenho minhas dúvidas. Mas o fato não é só esse, o texto me fez relembrar quantas vezes já me peguei lendo o dicionário como se fosse um livro, como disse o autor, "normal". Rsss

Como professora, várias vezes trabalhei com meus alunos de forma lúdica o dicionário.
vou citar uma experiência aqui.

Trabalhei esse jogo com alunos do 2º ano.

Separe a turma em 4 grupos, cada grupo recebe um dicionário. Depois o grupo tem que escolher 3 palavras (ou mais, depende do professor) e anotar o seu significado. Além do significado eles escrevem um outro significado para cada palavra que não seja correto. (Marque um tempo para esta 1ª tarefa)
Depois, cada grupo já com as três palavras e seus significados, um certo e outro errado, farão perguntas para o outro grupo. Ganha quem acertar mais significados.

Ex.
Grupo A pergunta para o grupo B

O significado da palavra abade é:
a) Balde muito grande;
b) Superior de certas ordens religiosas.


O grupo B deverá responder que o correto é a letra b. Se errar não marca ponto, se ganhar acerta 1 ponto.
Depois o grupo B faz pergunta para o C, o C para o D e o D para o A. Repete até acabar as perguntas.
Caso haja empate o professor deverá fazer perguntas até que se tenha o vencedor.

É muito legal essa brincadeira. Eu aprendi em um curso que fiz com a professora Maria José.
Experimentem e estimulem os alunos a brincarem em casa com a família ou com os amiguinhos. Quem sabe eles também não estarão um dia lendo o dicionário como um livro "normal". Rsss Bjus


sábado, 12 de março de 2011

O texto na era digital

Amigos, achei interessante essa matéria que li na  http://revistalingua.uol.com.br
e resolvi postar para vocês. Precisamos estar sempre atualizados, pois nossos alunos 
já conhecem e muito essa nova linguagem.


Tradição viva
Hoje, com mais de 37 milhões de usuários de internet só no Brasil, essa tradição de escrita parece mais viva do que nunca, impulsionada por novas tecnologias e amplificada pela comunicação em rede. Não é exagero afirmar que e-mails, blogs e redes de relacionamento já deixaram sua marca na produção textual contemporânea. Para o escritor Michel Laub, autor dos romances O Gato Diz Adeus e Longe da Água (ambos pela Cia. das Letras), a internet tornou os textos mais naturais e coloquiais, embora não seja a única responsável por essas mudanças.

Na ponta do lápis: escrever tornou-se uma atividade mais banal depois da internet, consequência de blogs, e-mails e redes sociais.


As regras de ouro do e-mail

Anterior à internet, o correio eletrônico continua sendo uma das formas de comunicação mais eficazes.
Mais antigo do que a própria internet, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes da comunicação virtual, e seu surgimento foi importante para que a rede mundial de computadores fosse aperfeiçoada e desenvolvida. A primeira troca de mensagens eletrônicas foi em 1965 e possibilitava a comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.

A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenções por parte de redatores, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso não ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com sua releitura e acertos no tom da mensagem.

No trabalho, onde a comunicação pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso profissional, um e-mail deve ser redigido com toda a atenção para não dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.
O vocabulário deve pertencer à linguagem usual, sem expressões rebuscadas que possam complicar a mensagem;

Simplicidade não pode ser sinônimo de descuido. É preciso estar atento à repetição de termos sem necessidade, abreviações obscuras ou construções truncadas;

Para um texto conciso e claro, basta relê-lo e cortar termos desnecessários,evitando dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas;

Ter em mente o receptor de sua mensagem e tentar adequar o tom, com o cuidado de reler no final o texto

Cuidado com palavras mal colocadas e destinatários errados. Uma simples mensagem destinada à pessoa errada por engano pode causar grandes estragos.


A "netiqueta"

Como se comportar corretamente no mundo virtual

Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.

Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar "mais" em vez de "mas", "e" em vez de "é", "de" em vez de "dê" e assim por diante.

Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.

Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.

Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.


Um blog pra chamar de seu

Manter uma página com textos próprios pode melhorar suas habilidades de escrita e leitura

A palavra "blog", redução de web log, foi criada em 1997 para designar sites cuja estrutura dinâmica e interface amigável facilitam a publicação imediata de textos, imagens e sons, sem a mediação de webmasters ou especialistas em tecnologia. Sua estrutura favorece a ordem cronológica, cabendo ao post mais recente o lugar de destaque no topo da lista.

Atualmente há milhões de blogs em atividade na internet e sobre os mais variados temas. Tem-se atribuído um papel importante aos chamados "blogueiros" na mídia de hoje, veiculando informações exclusivas e conteúdos que dificilmente seriam publicados em veículos de expressão, seja por razões ideológicas ou por serem de interesse muito específico.

Educadores e especialistas em linguagem são unânimes ao afirmar que o cultivo de um blog pessoal traz benefícios às habilidades de escrita e leitura. A seguir, algumas dicas importantes para quem deseja tornar-se um editor dos próprios textos:
Escolha um serviço de blogs (Wordpress, Blogspot etc.) e crie uma conta com um endereço fácil de memorizar.

Não se preocupe de imediato em definir um tema específico, que mais tarde poderá ser uma camisa de força. A ideia é que o blog seja abrangente o bastante para abarcar variados temas.

Procure não emitir opiniões polêmicas ou preconceituosas. Isso pode lhe custar um processo.

Procure escrever com regularidade. Se num mesmo dia tiver ideias para mais de um texto, publique apenas um e programe os outros para serem publicados em dias diferentes.

Redes sociais como o Twitter e o Facebook são uma boa vitrine para o seu blog. Procure chamar a atenção de seus amigos e seguidores para seus posts publicando links.


Use o Twitter a seu favor

Extraia o máximo de sua comunicação com o mínimo de caracteres
O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Twitter, rede social criada em 2006 que permite ao internauta escrever mensagens de no máximo 140 caracteres. O serviço também permite que você "siga" outros perfis, cujas informações podem ser visualizadas em tempo real. A onda do Twitter chegou rapidamente ao mundo corporativo, que aos poucos começa a usá-lo de forma mais eficaz. A seguir, algumas sugestões que podem ser úteis para quem quer fazer bom uso da ferramenta.

Regularidade: muitos perfis no Twitter ficam inativos por tempo demais, não cumprindo assim a função a que se propõem. Portanto escreva, leia, siga, enfim, faça-o funcionar.

Pessoal x profissional: cuidar de um Twitter corporativo exige que você "pense" como a empresa ou o produto. Por isso nunca emita opiniões pessoais sobre temas polêmicos.

Interação: embora o Facebook seja mais propício à interação com outros usuá­rios, o Twitter também permite formas de interação com outros perfis. O ideal é que não se faça desse espaço uma espécie de sala de bate papo. Deixe as conversas longas e de caráter mais pessoal para o e-mail ou Facebook. Ouça opiniões, retuíte-as, responda e não fuja de questões delicadas, mantendo sempre a responsabilidade sobre o que está dizendo.

Não saia seguindo todo mundo: de nada adianta seguir 10 mil pessoas esperando ser seguido de volta. O que irá atrair seguidores do seu perfil certamente é o conteúdo do que você publica. Além disso, seguir muitas pessoas sobrecarregará sua timeline, impedindo que você absorva todas as informações.

"Unfollow": se acaso algum perfil estiver inundando-o de informações inúteis ou ofensivas, não hesite em parar de segui-lo (unfollow). Mas não é preciso alardear.

Honestidade: não tome como suas as ideias que você leu em outros perfis. Procure citar a fonte de seus tuítes.

Glossário do Twitter
Seguidores: da palavra follower, são os usuários que "seguem" (monitoram) um perfil.

RTs: abreviação de "retuítes", trata-se da citação do que alguém já tuitou antes. A pessoa citada logo é notificada de que foi mencionada e quem a mencionou.

Hashtags: palavras com o símbolo # à frente designam o tema tuitado. Se o usuário clicar nesse termo será levado a uma página que reúne todas as mensagens que possuírem a mesma hashtag. Por exemplo, #diadalinguaportuguesa.

Trending topics: literalmente "tópicos que são tendência". É o ranking de palavras e hashtags mais tuitadas, seja no Brasil ou em outros países.

Fonte: http://revistalingua.uol.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

CONTANDO HISTÓRIAS


ESTA ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA ELISANGELA,
COM A SUA TURMA DO 1º ANO, ALFABETIZAÇÃO, NA ESCOLA EM QUE 
EU TRABALHO.
ELA COLOCOU VÁRIOS OBJETOS EM UMA CAIXA E OS ALUNOS UM A 
UM IAM RETIRANDO O OBJETO E CONTANDO UMA HISTÓRIA E DANDO 
CONTINUIDADE AO QUE O OUTRO COLEGUINHA HAVIA CONTADO.
A PROFESSORA REGISTRAVA EM UMA FOLHA O QUE OS ALUNOS
FALAVAM E POSTERIORMENTE ESCREVEU A HISTÓRIA COLETIVA EM 
UM BLOCÃO. 
DEPOIS TRABALHOU A HISTÓRIA COM SEUS ALUNOS.
É UMA EXPERIÊNCIA MUITO RICA PARA AS CRIANÇAS.

terça-feira, 8 de março de 2011

sábado, 5 de março de 2011

Alfabetização: 6 práticas essenciais





Ensinar a ler e escrever exige um estudo constante do professor 
para conhecer como as crianças aprendem, as práticas de 
linguagem e as atividades fundamentais para se fazer em 
classe. Nesta reportagem, você confere as seis atividades
 para fazer toda a turma avançar, as características das ações
 desafiadoras em cada um dos tópicos elencados e os equívocos
 comuns que podem ser cometidos durante a prática.


Obs. Clique na frase em vermelho e vá conhecer as 6 práticas. Bjus a todos
FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA

APRENDENDO SOBRE LEGISLAÇÃO






Educação Básica






sexta-feira, 4 de março de 2011

REPOSIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO CUSTA R$ 87 MILHÕES AO ANO



Todos os anos, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelos programas do livro didático, precisa repor em torno de 16% das publicações compradas para serem distribuídas a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do país. De acordo com a coordenadora-geral dos Programas do Livro, Sonia Schwartz, o índice está dentro do esperado e nunca será “zerado”. Ainda assim, representa um gasto anual de R$ 87 milhões.


Os livros comprados pelo MEC e distribuídos às escolas públicas têm durabilidade prevista de três anos. A exceção são os exemplares destinados aos alunos do 1° ano do ensino fundamental para alfabetização, que são “consumíveis”. “A reposição é natural. Sempre tem um livro que é extraviado, ou que molha, estraga ou o aluno perde”, aponta Sonia. Ainda assim, ela alerta que as escolas precisam orientar os alunos para o bom uso do material – e dos recursos públicos.


O início das atividades escolares é um período propício para que a escola trabalhe com os alunos a importância de conservar bem as obras. Uma das estratégias adotadas é pedir aos pais que assinem um termo de compromisso quando o livro que é entregue no início do ano. Sonia diz que não há previsão de multa ou outra penalidade caso o material não seja devolvido ao final do período letivo, mas ressalta que é importante a escola ter esse tipo de controle.


O procedimento é adotado pela Escola Classe da 206 Sul, em Brasília. Segundo a professora Erika Dinato, em geral os alunos “cuidam muito bem” do material. “Minha mãe encapa os livros todo ano. A professora fala sempre para não riscar e ele fica aqui na escola, na estante. A gente só leva para casa quando tem dever”, conta Suelen Kriebel, aluna do 4° ano do ensino fundamental.

Sônia da Conceição Guedes, também professora da escola, conta que um argumento forte para convencer os alunos sobre a necessidade de conservar os livros é que no ano seguinte ele será utilizado por um colega. “Desde pequeninhos, eles já têm essa noção. No primeiro dia de aula, a gente diz que no ano seguinte o livro vai ser para o coleguinha, para um irmãozinho mais novo, um primo. A maioria já tem irmão na escola e quando é ele quem vai usar no ano que vem os alunos têm o maior cuidado”, diz.


A coordenadora do FNDE conta que algumas escolas escolhem um dia na primeira semana para encapar os livros junto com os alunos ou promovem gincanas no fim do ano premiando as turmas que tiveram o maior número de exemplares devolvidos. Os índices mais altos de má conservação, segundo o FNDE, são dos estados do Norte e Nordeste: 20% das obras precisam ser respostas anualmente. No Sul, esse patamar é de 10% e no Sudeste e Centro-Oeste, de 15%.


FONTE: http://www.sindeducacao.com.br

quinta-feira, 3 de março de 2011

PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO



Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se é jovem, não tem experiência.
Se é velho, está superado.
Se não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se tem automóvel, chora de 'barriga cheia'.
Se fala em voz alta, vive gritando.
Se fala em tom normal, ninguém escuta.
Se não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se precisa faltar, é um 'turista'.
Se conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se não conversa, é um desligado.
Se dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se não brinca com a turma, é um chato.
Se chama a atenção, é um grosso.
Se não chama a atenção, não sabe se impor.
Se a prova é longa, não dá tempo.
Se a prova é curta, tira as chances do aluno.
Se escreve muito, não explica.
Se explica muito, o caderno não tem nada.
Se fala corretamente, ninguém entende.
Se fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se exige, é rude.
Se elogia, é debochado.
Se o aluno é reprovado, é perseguição.
Se o aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!


quarta-feira, 2 de março de 2011

PROVINHA BRASIL

PROVINHA BRASIL 2011


Em breve, no decorrer do mês de março, as redes começarão a receber os kits para aplicação do teste 01 da Provinha Brasil de Leitura 2011.
Outra grande novidade é que, a partir do mês de agosto de 2011, chegará às redes de todo o país o Kit da Provinha Brasil de Matemática. Agora as crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental poderão ter seus conhecimentos de alfabetização avaliados tanto em língua portuguesa quanto em matemática. Neste ano haverá apenas uma aplicação da Provinha Brasil de Matemática, o que produzirá um diagnóstico da aprendizagem das crianças.
A partir de 2012, a sistemática de aplicações da Provinha Brasil de Matemática será exatamente igual à da Provinha de Leitura, ou seja, duas aplicações (início e final do ano) permitindo perceber a evolução do desempenho das crianças.
Em relação à Leitura, em 2011, tudo permanece igual: duas aplicações, uma no início e outra ao final do ano.
Confira abaixo as Matrizes de Referência das Avaliações de Leitura e Matemática.

COISA BACANA É A TAL INTERNET.


É ENGRAÇADO QUE QUANDO SOMOS CURIOSOS APRENDEMOS MUITO MAIS.
ATÉ POUCOS DIAS EU NÃO SABIA CONSTRUIR UM BLOG, JÁ CONSTRUÍ O MEU, JÁ ESTOU ENFEITANDO TODO E AOS POUCOS VOU APRENDENDO. MEXO AQUI E ALI E EU SEI QUE ESTÁ DANDO CERTO. É POR ISSO QUE EU DIGO QUE SOU APAIXONADA PELA TAL INTERNET.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...