domingo, 13 de março de 2011

Querido Dicionário!


Culto à palavra
Hábito à primeira vista estranho, a leitura de dicionários pode traduzir-se no ato de retirar o pó acumulado sobre vocábulos, revelando os segredos que estes trazem ocultos

Gabriel Perissé*

Eu era adolescente e, certa vez, no colégio, vi um de meus professores com um dicionário nas mãos. Perguntei-lhe que palavra queria encontrar. E ele respondeu que não estava em busca de nada em especial. Não estava folheando para localizar um verbete em concreto, mas lendo o dicionário como se fosse um livro "normal".

Esta imagem (mais de 30 anos se passaram) volta à minha mente com certa frequência. Os dicionários são livros "normais". Mais do que consultados em casos de necessidade ou urgência, podem ser degustados a qualquer momento, como se nos contassem uma história. A história das palavras, dos conceitos, das acepções, dos usos...

Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=13064



Pois é... pena que não deu para ler o texto na íntegra, pois o restante era só para assinante. Mesmo assim me interessou o pequeno trecho... sou apaixonada por dicionário. Tenho um atualizado que não sai do meu lado, apesar de ser professora não sou perfeita... também tenho minhas dúvidas. Mas o fato não é só esse, o texto me fez relembrar quantas vezes já me peguei lendo o dicionário como se fosse um livro, como disse o autor, "normal". Rsss

Como professora, várias vezes trabalhei com meus alunos de forma lúdica o dicionário.
vou citar uma experiência aqui.

Trabalhei esse jogo com alunos do 2º ano.

Separe a turma em 4 grupos, cada grupo recebe um dicionário. Depois o grupo tem que escolher 3 palavras (ou mais, depende do professor) e anotar o seu significado. Além do significado eles escrevem um outro significado para cada palavra que não seja correto. (Marque um tempo para esta 1ª tarefa)
Depois, cada grupo já com as três palavras e seus significados, um certo e outro errado, farão perguntas para o outro grupo. Ganha quem acertar mais significados.

Ex.
Grupo A pergunta para o grupo B

O significado da palavra abade é:
a) Balde muito grande;
b) Superior de certas ordens religiosas.


O grupo B deverá responder que o correto é a letra b. Se errar não marca ponto, se ganhar acerta 1 ponto.
Depois o grupo B faz pergunta para o C, o C para o D e o D para o A. Repete até acabar as perguntas.
Caso haja empate o professor deverá fazer perguntas até que se tenha o vencedor.

É muito legal essa brincadeira. Eu aprendi em um curso que fiz com a professora Maria José.
Experimentem e estimulem os alunos a brincarem em casa com a família ou com os amiguinhos. Quem sabe eles também não estarão um dia lendo o dicionário como um livro "normal". Rsss Bjus


2 comentários:

  1. Oie.. tudo bem? estive aqui... seu blog está lindo e interessante.. parabéns!!! bjus. Carina

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    O blog ficou show de bola.

    Thiago E.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...